Quem gosta de uma decoração criativa sabe que mesclar estampas pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas que pode fazer toda a diferença no ambiente. Afinal, elas podem deixar sua casa mais moderna, alegre e divertida sem que seja necessário fazer grandes mudanças estruturais.
São vários os padrões disponíveis que podem aparecer em paredes, vasos, cortinas, tapetes, almofadas, entre outros itens. E justamente por serem tantas opções, também é preciso redobrar o cuidado para não deixar o espaço exagerado. Para te ajudar a dar mais personalidade para o seu lar, com escolhas equilibradas, separamos dicas práticas sobre como mesclar estampas.
Ter algo em comum
Uma das principais dicas para mesclar estampas é escolher padrões que tenham algo em comum e que conversem entre si. Uma boa ideia é optar por desenhos diferentes, mas que tenham cores semelhantes.
Outra forma simples de combinar diferentes padrões é escolher um ponto de partida. Por exemplo, se a cor da parede é verde, opte por estampas com a mesma base, usando tonalidades semelhantes.
Tonalidades divergentes
Quem deseja brincar com as tonalidades das estampas pode seguir uma regrinha básica: basta escolher tons complementares. Para te ajudar nessa tarefa e evitar que as cores conflitem entre si, você pode utilizar um círculo cromático. Nele, você consegue ver as diferentes tonalidades de uma cor. Assim, fica muito mais criar uma combinação que seja do seu agrado.
Mesma característica
Outra forma simples de mesclar estampas é escolhendo aquelas que tenham a mesma característica. Por exemplo, se você deseja criar um ambiente clássico, dê preferência para padrões que remetem a isso, como formas geométricas.